Escola Cervejeira: Americana

HISTÓRIA

A cerveja como a conhecemos chegou aos Estados Unidos graças à colonização inglesa e outros grupos de imigrantes, sobretudo os alemães e holandeses, e no início do século XX o país já apresentava uma imensa riqueza de estilos e cervejarias. Eis que veio a Lei Seca, que proibia a produção, transporte e venda de bebidas alcoólicas, e praticamente extinguiu as pequenas cervejarias existentes na época. O fim da Lei Seca se deu em duas etapas: primeiro a liberação da produção pelas grandes companhias e somente várias décadas mais tarde a liberação da produção caseira. Essa defasagem ajudou a dominação do mercado pelas grandes cervejarias e popularizou as cervejas produzidas por estas: em geral, cervejas leves produzidas utilizando uma grande quantidade de adjuntos, milho e arroz. O renascimento da cerveja artesanal nos Estados Unidos, como ficou conhecido o fenomenal desenvolvimento de micro cervejarias nas últimas décadas, parece quase um grito de liberdade que estava entalado na garganta há muitos anos. Afinal, se o mercado está transbordando de Light Beers, uma resposta razoavel seria a produção de cervejas extremas que transbordam lúpulo.

Diferentemente de outras escolas cervejeiras como a Alemã e a Britânica, que em geral apresentam uma maior regularidade de estilos típicos, a Escola Americana apresenta como principal característica a liberdade criativa, reinventando estilos já consagrados de outras escolas e criando outros jamais imaginados, inclusive trazendo à tona cervejas da antiguidade.

As Stouts americanas são mais tostadas do que os exemplares irlandeses. As Pale Ales e as India Pale ALes americanas são mais encorpadas e amargas que as variedades britânicas. Dessa forma, os EUA se destacam como a nação que tem uma ampla variedade de cervejas e cervejarias e, misturando elementos de diferentes estilos, consegue criar cervejas únicas e extremas em vários aspectos.

contato

fone: (16) 3419.6282 | e-mail: contato@micaelarosa.com.br

localização

R. 15 de Novembro, 2419 | Pq. Santa Monica, São Carlos/SP